A Universidade Estadual da Paraíba, através da
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP), promoverá entre os dias 21 e
22 de novembro a 3ª edição do Congresso de Pós-Graduação e Pesquisa e o 18º
Encontro de Iniciação Científica, que este ano traz o tema “Desafios da
formação para a pesquisa”. O evento, que acontecerá no Centro de Convenções
Raymundo Asfora, em Campina Grande, faz parte das comemorações dos 45 anos da
UEPB.
Durante o Congresso, os integrantes estarão envolvidos em diferentes práticas, a exemplo de conferências, mesas-redondas, exposições com resultados das pesquisas desenvolvidas na UEPB e atividades acadêmicas que versarão sobre a temática central do evento.
A abertura acontecerá na segunda-feira (21), a partir das 09h, com uma homenagem alusiva aos 45 anos da Instituição. Na ocasião, prosseguindo com a solenidade, haverá uma apresentação do grupo Clã Brasil. Para as 11h está programada a conferência “A Pesquisa Científica no Brasil e a Formação de Jovens Pesquisadores”, a ser proferida pelo Dr. Ennio Candotti, da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).
A programação continuará na terça-feira (22), com as atividades acadêmicas e as mesas-redondas que debaterão temas como as assimetrias regionais e os desafios da Pós-Graduação e suas contribuições para o fortalecimento da Educação Básica.
Segundo a Comissão Organizadora, o evento deverá reunir mais de mil participantes, entre professores e alunos de graduação e pós-graduação da UEPB e pesquisadores de outras instituições.
Estudantes de escolas públicas oriundos do Ensino Fundamental e Médio também participarão do Congresso, através de visitas onde terão a oportunidade de conhecer a exposição ""Cenários de Pesquisa da UEPB" que irá expor as pesquisas de Iniciação Científica e de pós-graduação, desenvolvidas pelos alunos e pesquisadores da Instituição junto aos órgãos e agências de fomento à pesquisa, a exemplo da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ministério da Saúde e Fundação de Amparo à Pesquisa (FAPESQ).